domingo, 12 de dezembro de 2010

Movimentos Sociais da República Velha

MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL REPÚBLICA

Guerra de Canudos

# avaliações políticas erradas, pobreza e religiosidade deram início à guerra contra os habitantes do arraial de Canudos, no interior da Bahia, onde viviam, em 1896, cerca de 20 mil pessoas sob o comando do beato Antonio Conselheiro.

# de novembro de 1896 à derrota em outubro de 1897, o arraial resistiu às investidas das tropas federais (quatro expedições militares).

# a guerra resultou em cerca de 25 mil mortos.

Cangaço

Entre o final do século XIX e começo do XX (início da República), surgiu, no nordeste brasileiro, grupos de homens armados conhecidos como cangaceiros. Estes grupos apareceram em função, principalmente, das péssimas condições sociais da região nordestina. O latifúndio, que concentrava terra e renda nas mãos dos fazendeiros, deixava as margens da sociedade a maioria da população.

Guerra do Contestado

# entre 1912 e 1916, na região dos estados do Paraná e Santa Catarina.

# semelhante a Canudos, conflito envolveu messianismo, pobreza e insensibilidade política.

# construção da estrada de ferro ligando São Paulo ao Rio Grande do Sul levou à região alguns dos elementos que provocaram a eclosão da guerra.

# forças policiais e do exército alcançaram a vitória, deixando milhares de mortos.

Revolta da Chibata (ou Revolta dos Marinheiros)

# de 22 para 23 de novembro de 1910 os marinheiros se revoltaram, exigindo novas relações dentro da Armada (eliminação do castigo da chibata) e reconhecimento de pobres e negros como cidadãos livres e dotados de direitos.

# apesar de anistiados pelo governo, a 9 de dezembro uma nova sublevação naval ocorreu, agora na ilha das Cobras.

# governo decretou estado de sítio e reprimiu o levante.

Revolta da Vacina

# novembro de 1904, Rio de Janeiro.

# milhares de habitantes tomaram as ruas em violentos conflitos com a polícia, revoltados pelo fato de terem de se submeter à vacinação.

# forças governistas prenderam quase mil pessoas e deportaram para o Acre metade delas.

Movimentos operários

O movimento operário brasileiro viveu anos de fortalecimento entre 1917 e 1920, quando as principais cidades brasileiras foram sacudidas por greves. Uma das mais importantes foi a greve de 1917 em São Paulo, em que 70 mil trabalhadores cruzaram os braços exigindo melhores condições de trabalho e aumentos salariais. A greve durou uma semana e foi duramente reprimida pelo governo paulista. Finalmente chegou-se a um acordo que garantiu 20% de aumento para os trabalhadores. Os sindicalistas mais ativos eram os anarquistas italianos que, surpreendendo os governantes, desencadearam uma onda de rebeliões, que foi contida por uma violenta repressão policial.

A ascensão do movimento operário no Brasil naquele anos finais da década de 1910 relacionava-se diretamente à vitória dos comunistas na Revolução Russa. Vários grupos operários no Brasil e no mundo acreditavam que havia chego o momento de colocar um fim à exploração capitalista e construir uma nova sociedade. Esse entusiasmo não foi suficiente, no entanto, para que a revolução se disseminasse. Os anos 20, apesar de alguns avanços em termos de legislação social, foram difíceis para o movimento operário, que foi obrigado a enfrentar grandes desafios.

Governo brasileiro reprimiu o movimento sindical justificando que o movimento operário era artificialmente controlado por lideranças estrangeiras radicais que iludiam o trabalhador nacional. Por conta disso foi aprovada no Congresso, em 1921, a Lei de Expulsão de Estrangeiros que permitia, entre outras coisas, a deportação sumária de lideranças envolvidas em distúrbios da ordem e o fechamento de organizações operárias.

Greves operárias foi como ficou conhecido no Brasil o movimento de operários no início do século XX na luta por melhores condições de trabalho, melhores salários, garantias trabalhistas.

Assinale C para alternativas corretas e E para erradas e justifique as falsas

a-( ) Os movimentos sociais ocorridos durante a republica velha tiveram aliado os republicanos.

b-( ) O movimento social guerra de Canudos teve como líder o beato Antonio Conselheiro que servia como apaziguador entre república e sociedade.

c-( ) O vilarejo de Canudos era contra as formas republicanas e a nova constituição religiosa pois então a partir da constituição da republica começou a existir o casamento civil .

d-( ) O cangaço foi um movimento violento cujo principal objetivo era atacar as formar republicana .

e-( ) Durante o ano de 1904 o Rio de Janeiro passaria por uma reforma pois os governantes queriam deixar a cidade com um estilo europeu deste fato surge a revolta da vacina .

g-( ) Os marinheiros criaram o movimento Revolta da Chibata e tinham como principal fator a igualdade social .

h-( ) Os movimentos operários criam forças a partir do ano de 1917 quando as principais cidades foram sacudidas em greve .

i-( ) Os operários quando iniciaram os movimentos operários buscavam melhores políticas sociais como: jornada de trabalho reduzida , férias , décimo terceiro entre outros.

j-( ) Contestado , movimento que ocorreu no território que hoje é Paraná e Santa Catarina era uma área contestada por caboclos e sertanejos .Mas eles não queriam desfrutar dessa terra .

k-( ) Os operários usavam as greves operarias como forma de conquistar os benefícios .

l-( ) Quando então um dos principais lideres do movimento cangaceiro morre LAMPIÂO (Virgulino Ferreira da silva ) é decapitado .

Responda

a-Em sua opinião o que levou esses povos a iniciarem esses movimentos sociais ?

b O que foi o voto de cabresto ?

a- Faça uma análise com as situações sociais da república velha com a contemporânea .

3 comentários:

Anônimo disse...

esse saite sim mostra os movimentos sociais do brasil.

Anônimo disse...

Muito bom este site,recomendo para estudos, realmente serio.

Anônimo disse...

Excelente!