domingo, 12 de dezembro de 2010

Religião Egípcia

A religião Egípcia

A religião egípcia desempenhava um papel importante na sociedade, todos os aspectos da vida de um egípcio eram regulamentados nas normas religiosas.

Havia cerimônias religiosas para os acontecimentos individuais como: casamento, nascimento, morte e também acontecimentos que envolvessem toda a sociedade, como festas na época da colheita.

A religião influenciou também a arte, expressando-se na literatura, na arquitetura e na pintura.

Uma vida após a morte

Os antigos egípcios acreditavam numa vida após a morte e no retorno do espírito ao corpo.

Conforme a posição social do individuo e sua riqueza, o tumulo podia ser um buraco na rocha, uma seqüência de câmaras cavadas na montanha, ou uma pirâmide, no caso dos faraós. Para o interior do tumulo , os egípcios levavam objetos de uso diário e as riquezas que possuíam e pintavam cenas cotidianas .Acreditavam que , agindo assim , garantiam o conforto após a morte .

Os deuses Egípcios

Os egípcios cultuavam inúmeros deuses, com funções e aspectos variados. Existiam desses cultuados em todo o Egito e outros adorados apenas em determinados lugares .Entre os primeiros estavam os deuses ligados á morte e ao enterro , como Osíris .

O culto a Isis e a Osíris era o mais popular no Egito Antigo. Acreditava-se que Osíris e sua irmã-esposa, Isis, tinham povoado o Egito e ensinado aos camponeses as técnicas da agricultura. Conta-se a lenda que o deus Set apaixonou-se por Isis e por isso assassinou Osíris .

Este ressuscitou e dirigiu-se para o Além, tornando-se o deus dos mortos. Os antigos egípcios acreditavam que as lágrimas de Isis, que chorava a morte do esposo, eram responsáveis pelas cheias periódicas do Nilo. Também era adorado o deus Hórus , filho de Isis e Osíris .Os egípcios representavam seus deuses em formas de animais .

Visão positiva da Morte

A morte esta hoje diante de mim como a cura depois de uma doença.

Como liberdade depois da prisão.

A morte está hoje diante de mim como o perfume da mirra,

Como estar sentado sob a vela do barco em dia de vento.

A morte esta hoje diante de mim como fragrância do lótus,

Como estar sentado nas praias da embriaguez.

A morte esta hoje diante de mim como o momento em que cessam as dores, como o momento em que se volta para a casa depois de uma expedição.

A morte está hoje diante de mim como um clarão no céu,

Como descoberta daquilo que se ignorava.

A morte está hoje diante de mim como momento em que um homem deseja rever seu lar depois de ter passado anos no cativeiro.

A sabedoria viva do antigo Egito

Responda.

a- Como os egípcios viam a morte?

b- Retire do texto três formas de como os egípcios viam a morte.

c- O que você pensa sobre a morte?

Um comentário:

Unknown disse...

ñao me ajudou muito mas tirei 8 no trabalho!!