domingo, 12 de dezembro de 2010

Príncipe do Egito

Imagens para usar com a 5ª série















ATIVIDADE AVALIATIVA SOMATIVA 1 ANO 02

COLÉGIO ESTADUAL WOLFF KLABIN – ENS. FUND., MÉDIO,NORMAL E PROFISSIONAL

DISCIPLINA: História PROFº: José Fabrício de Oliveira

ALUNO (A): _________________________________________________ Nº. ______ SÉRIE: 1 TURMA 1ºBL 1

DATA: ______/______/__________ VALOR: 5,0 NOTAS: _______ 4º BIMESTRE

1-Responda

  1. Indica as diferentes classes sociais existentes em Atenas, bem como os seus direitos e obrigações.

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  1. Porque ocorreu a guerra do PELOPONESO na Grécia Antiga?

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Responda as questões 3 e 4 com auxilio do texto

Origem dos Jogos Olímpicos

Foram os gregos que criaram os Jogos Olímpicos. Por volta de 2500 AC, os gregos faziam homenagens aos deuses, principalmente Zeus. Atletas das cidades-estados gregas se reunião na cidade de Olímpia para disputarem diversas competições esportivas: atletismo, luta, boxe, corrida de cavalo e pentatlo ( luta, corrida, salto em distância, arremesso de dardo e de disco). Os vencedores eram recebidos como heróis em suas cidades e ganhavam uma coroa de louros.

Além da religiosidade, os gregos buscavam através dos jogos olímpicos a paz e a harmonia entre as cidades que compunham a civilização grega. Mostra também a importância que os gregos davam aos esportes e a manutenção de um corpo saudável.No ano de 392 AC, os Jogos Olímpicos e quaisquer manifestações religiosas do politeísmo grego foram proibidos pelo imperador romano Teodósio I, após converter-se para o cristianismo.

3. Onde e quando surgiram os jogos olímpicos?

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4.Para que os Gregos usavam os jogos olímpicos?E no que acreditavam realizando?

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2-Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira (0,2 cada )

a-Drácon

b-Sólon

c-Clistenes

d-Esparta

e-Atenas


( ) Ficou conhecida como o berço da democracia , pois é nessa que surge os primeiros pensamentos políticos democráticos .

( ) Era um legislador , e transforma todas as leis orais de Atenas em leis escritas .

( ) Ficou conhecida como polis militar , pois sua cultura estava baseada em normas rígidas e militaristas .

( ) Foi responsável em acabar com a forma oligárquica em Atenas .

( ) Era um legislador , que aprimora as leis escritas concedendo a libertação dos escravos por meio de dívidas .

2-Assinale a Alternativa Correta (0,2 cada )

01- (UEL-PR) "...essencialmente mercadores, exportavam pescado, vinhos, ouro e prata, armas praticavam a pirataria, e desenvolveram um intenso comércio de escravos no Mediterrâneo..."
O texto refere-se à característica que identifica, na Antigüidade Oriental, os

a) fenícios.

b) hebreus.

c) caldeus.

d) egípcios.

e) persas.

02- (UFAC) Quanto aos hebreus, é correta a afirmação que:

a)foram o primeiro povo a elaborar uma religião monoteísta.

b) sua religião sempre foi politeísta.

c) durante toda a sua história tiveram uma religião monoteísta.

d) foram um dos únicos povos da chamada Antigüidade Oriental que, durante a maior parte de sua história, teve uma religião monoteísta.

e) adotaram facilmente a religião politeísta dos romanos.

03-(MACKENZIE) As diferenças políticas e econômicas entre espartanos e atenienses culminaram no conflito

Armado denominado:

a) Guerras Médicas

b) Guerras Púnicas

c) Guerra do Peloponeso

d) invasão macedônica

e) Guerras Gaulesas

04-Comparando-se a educação ateniense com a espartana, conclui-se que:

a) Os atenienses valorizavam a formação intelectual e física do homem, enquanto os espartanos, o militarismo.

b) As relações democráticas em Atenas possibilitavam que muitas mulheres se destacassem na sociedade.

c) Em Atenas desenvolveu-se o laconismo e em Esparta a xenofobia.

d) Os espartanos valorizavam o militarismo e o desenvolvimento da cidadania.O desenvolvimento intelectual ateniense permitiu a instituição da democracia e o fim da escravidão.

05-Quanto à participação política da mulher e dos estrangeiros em Atenas, século VI a.C., é correto afirmar que:

a) Clístenes acabou com o direito de participação política da mulher, dado por Sólon, mas manteve o direito de participação dos estrangeiros que vivessem em Atenas há pelo menos dez anos.

b) à mulher era assegurada a participação política desde que subordinada ao marido; os estrangeiros possuíam participação restrita à eleição de seus representantes.

c) Clístenes estabeleceu o direito de participação política das mulheres, mas acabou com o direito de participação dos estrangeiros e cidadãos.

d) as mulheres e os estrangeiros (metecos) não tinham participação política.

e) Todos possuíam direitos iguais em Atenas.

06-Os Persas ocupavam uma área que hoje corresponde ao:

a) Irã

b) Líbano

c) Egito

d) Israel

e) n.d.a.

07-(OSEC) Os fenícios dedicavam-se primordialmente ao comércio marítimo porque:

a) era grande seu excedente agrícola;

b) sua organização militar lhes garantia o domínio dos mares;

c) sua localização geográfica os induzia a isso;

d) sua organização política era fortemente centralizada;

e) sua atividade militar lhes proporcionava numerosos escravos para atuar nas galeras como remadores.

08-Em relação às mulheres Atenienses pode se destacar que:

a)Eram submissas aos seus maridos.

b)Realizavam as suas vontades próprias .

c)escolhiam o que mais lhe agradavam .

d)Eram mulheres guerreiras que lutavam por seus direito junto aos seus maridos.

e)Eram mulheres bravas e iam contra seus maridos .

Assinale v para alternativas corretas e F para alternativas falsas (0,1 cada )

a-( ) A sociedade ateniense era constituída por cidadãos, metecos e escravos.

b-( )A arte grega caracterizava-se pela perfeição, harmonia e equilíbrio das suas representações.

c-( ) Como vimos no conteúdo OS POVOS PERSAS, sabemos que eles construíram um grande império você pode afirmar isso. Tenha uma boa sorte na realização dessa prova,pois é a ultima desse ano e que nós possamos estar juntos nos próximos anos .Valeu tudo de bom .

d-( ) Em Esparta as crianças com sete anos eram preparas para as guerras e levadas ao campo de batalha .

e-( ) As crianças que nascessem com alguma deficiência física em Esparta eram levadas a um cativeiro .

f-( ) Os povos Hebreus construíram um grande império .

g-( ) Os povos Persas eram agricultores e praticante da religião politeísta .

h-( ) Os povos fenícios eram bons comerciantes e trabalhavam com a industria manufatureira .

i-( ) A lendária que designa a origem de Roma esta baseada na Lenda de Rômulo e Remo .

j-( ) Os persas acreditavam na vinda de um messias , um salvador e com isso as pessoas seriam julgadas de acordo com suas ações (bem e mal) .

k-( ) Clistenes é responsável por derrubar a forma oligárquica de Roma .

l-( ) O triunvirato em suma é o governo com três representantes .

m-( ) o Zoroastrismo religião persa estava baseada em dois princípios BEM E MAL .

n-( ) Hilotas é um membro da sociedade ateniense .

o-( ) Os metecos dentro da sociedade ateniense eram considerados estrangeiros e podiam exercer sua vida política livremente e não pagam impostos para sobreviver em Atenas .

p-( ) Os fenícios eram discípulos da religião ZOROASTRISMO .

Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz.

Mesopotâmia

MESOPOTÂMIA

A estreita faixa de terra localizada entre os rios Tigre e Eufrates foi chamada pelos Gregos, na Antiguidade, de Mesopotâmia, isto é, "terra entre os rios". Entre os povos temos: Sumérios, os Babilônios, os Hititas, os Assírios e os Caldeus.

A sociedade mesopotâmica era dividida em estamentos. Os estamentos eram camadas sociais, nas quais a posição social dos indivíduos dependia do nascimento. Os sacerdotes, os aristocratas, os militares e os comerciantes formavam os estamentos da minoria. A maioria da população era formada pelos artesãos, camponeses e escravos.
Na Mesopotâmia havia um entrelaçamento entre política e religião. Os reis exerciam as funções de sumo sacerdote, supremo juiz e comandante militar.

ECONOMIA

Nesta área destaca-se o artesanato, comércio e agropecuária. O artesanato e o comércio tiveram um grande desenvolvimento, principalmente com a troca de produtos agrícolas e artesanais por matéria-prima com as regiões vizinhas, através das caravanas que iam da Arábia à Índia. E pelo mar através do Golfo Pérsico, com navios fenícios. Através disso, as cidades tornaram-se importantes pólos comerciais.

Na agricultura, cultivava-se cevada, trigo e tâmara, sendo irrigados nas cheias dos rios Tigres e Eufrates. Na pecuária, os animais eram usados na agricultura para arar a terra.

RELIGIÃO

No campo da religiosidade, a Mesopotâmia poder ser vista como um “grande caldeirão” de crenças e divindades. Muitos desses deuses possuíam forma humana (masculina ou feminina) e geralmente tinham suas características vinculadas a elementos da natureza ou corpos celestes. Em diversas culturas poderíamos encontrar a presença de divindades comumente adoradas como Shamash (deus do Sol e da justiça), Anu (senhor dos céus), Sin (deusa da Lua) e Ishtar (deusa da guerra e do amor).

Diversas culturas Mesopotâmicas acreditavam na vida após a morte e, por isso, desenvolviam uma série de rituais funerários. Geralmente os mortos eram enterrados com alguns de seus objetos pessoais e a tumba que abrigava o corpo poderia indicar a condição financeira do falecido. De acordo com algumas narrativas míticas, os mortos passavam o além-vida em um mundo subterrâneo onde se alimentavam de pó para o resto de seus dias.

Direitos Mesopotâmicos

O Código de Hamurábi é um conjunto de leis criadas na Mesopotâmia, por volta do século XVIII a.C, pelo rei Hamurábi da primeira dinastia babilônica. O código é baseado na lei de talião, “olho por olho, dente por dente”. Código Hamurábi - que tinha o objetivo de dar disciplina à vida econômica e garantir a propriedade privada e ordem na sociedade. Baseava-se em um princípio bem prático “olho por olho e dente por dente”, este era o “princípio de Talião”, onde o castigo ou punição do criminoso deveria ser equivalente ao crime cometido.

Leis e objetivos do código

As 281 leis foram talhadas numa rocha de cor escura. Escrita em caracteres cuneiformes, as leis dispõem sobre regras e punições para eventos da vida cotidiana. Tinha como objetivo principal unificar o reino através de um código de leis comuns. Para isso, Hamurábi mandou espalhar cópias deste código em várias regiões do reino.

As leis apresentam punições para o não cumprimento das regras estabelecidas em várias áreas como, por exemplo, relações familiares, comércio, construção civil, agricultura, pecuária, etc. As punições ocorriam de acordo com a posição que a pessoa criminosa ocupava na hierarquia social.

O código é baseado na antiga Lei de talião, “olho por olho, dente por dente”. Logo, para cada ato fora da lei haveria uma punição, que acreditavam ser proporcional ao crime cometido. A pena de morte é a punição mais comum nas leis do código. Não havia a possibilidade de desculpas ou de desconhecimento das leis.

Algumas leis do Código de Hamurábi:

Se alguém enganar a outrem, difamando esta pessoa, e este outrem não puder provar, então aquele que enganou deverá ser condenado à morte.

Se uma pessoa roubar a propriedade de um templo ou corte, ele será condenado à morte e também aquele que receber o produto do roubo deverá ser igualmente condenado à morte.

Se uma pessoa roubar o filho menor de outra, o ladrão deverá ser condenado à morte.

Se uma pessoa arrombar uma casa, deverá ser condenado à morte na parte da frente do local do arrombamento e ser enterrado.

Se uma pessoa deixar entrar água, e esta alagar as plantações do vizinho, ele deverá pagar 10 gur de cereais por cada 10 gan de terra.

Se um homem tomar uma mulher como esposa, mas não tiver relações com ela, esta mulher não será considerada esposa deste homem.

Se um homem adotar uma criança e der seu nome a ela como filho, criando-o, este filho quando crescer não poderá ser reclamado por outra pessoa.

Processo de Mumificação

O processo de mumificação

O processo era realizado por especialistas em mumificação e seguia as seguintes etapas:

1º - O cadáver era aberto na região do abdômen e retirava-se as víceras (fígado, coração, rins, intestinos, estômago, etc. O coração e outros órgãos eram colocados em recipientes a parte. O cérebro também era extraído. Para tanto, aplicava-se uma espécie de ácido pelas narinas, esperando o cérebro derreter. Após o derretimento, retirava-se pelos mesmos orifícios os pedaços de cérebro com uma espátula de metal.

2º - O corpo era colocado em um recipiente com natrão (espécie de sal) para desidratar e também matar bactérias.

3º - Após desidratado, enchia-se o corpo com serragem. Aplicava-se também alguns “perfumes” e outras substâncias para conservar o corpo. Textos sagrados eram colocados dentro do corpo.

4º - O corpo era envolvido em faixas de linho branco, sendo que amuletos eram colocados entre estas faixas.

Após a múmia estar finalizada, era colocada dentro de um sarcófago, que seria levado à pirâmide para ser protegido e conservado. O processo era tão eficiente que, muitas múmias, ficaram bem preservadas até os dias de hoje. Elas servem como importantes fontes de estudos para egiptólogos. Com o avanço dos testes químicos, hoje é possível identificar a causa da morte de faraós, doenças contraídas e, em muitos casos, até o que eles comiam.

Graças ao processo de mumificação, os egípcios avançaram muito em algumas áreas científicas. Ao abrir os corpos, aprenderam muito sobre a anatomia humana. Em busca de substâncias para conservar os corpos, descobriram a ação de vários elementos químicos.

Povos Fenícios

Povos Fenícios

Geografia

Habitaram uma pequena faixa de terra situada na costa oriental do Mar Mediterrâneo, junto aos montes do Líbano. Isolado pelas montanhas, os Fenícios edificaram suas cidades no litoral, pois o mar era praticamente a única forma de comunicação com outros povos. Estas características do terreno foi uma das razões pelas quais os fenícios jamais se unificaram num grande império, ficando assim, isto é, divididos em diversas cidades e Estados.

Política

As cidades fenícias constituíam reinos independentes, onde o poder do rei era limitado por conselhos de comerciantes. As principais cidades fenícias foram Biblos , Ugarit , Sidon e Tiro .

A Economia

Os fenícios se dedicaram e obtiveram muito sucesso com o comercio marítimo e a indústria manufatureira. Os fenícios foram bons observadores, pois viam idéias de outros povos e reformulava para uma inovação assim com a facilidade no comercio conseguiam exportar os seus produtos, mas vale lembrar que os fenícios buscavam a matéria-prima em outras regiões e depois reexportavam.

Os escravos

Os fenícios compravam prisioneiros de guerras, nos paises em conflito e depois vendiam como escravos ou utilizavam (amarrados para não fugirem) como remadores em suas embarcações.

As colônias

Os fenícios fundaram diversas colônias nas ilhas e nas costas do Mediterrâneo. Dentre elas destacam-se Cádiz na Espanha e Catargo no Norte da África .

Religião Fenícia

A religião fenícia era politeísta, mas vale ressalta que de acordo com cada cidade, estado ou colônia fenícia possuía seus próprios deuses, em sua particularidade faziam suas oferendas seus rituais religiosos.

Arte Fenícia

Nas artes, os fenícios demonstraram uma grande falta de originalidade, sendo seus templos, palácio, estatua e sarcófagos são imitações de modelos estrangeiros, notadamente, lembrando que os mesmo só aprimoravam.

Alfabeto Fenício

O alfabeto fenício foi decifrado em fins do século XVIII. A escrita fenícia teve origem na própria atividade do seu povo , que necessitavam de métodos simples para registrar suas transações comerciais .A escrita fenícia ao contrario da egípcia e Mesopotâmica contribuiu para que houvesse um grande avanço na simplificação da arte de escrever . O alfabeto fenício percorreu todo o Mediterrâneo influenciando o alfabeto grego até o atual.

Povos Fenícios

Geografia

Habitaram uma pequena faixa de terra situada na costa oriental do Mar Mediterrâneo, junto aos montes do Líbano. Isolado pelas montanhas, os Fenícios edificaram suas cidades no litoral, pois o mar era praticamente a única forma de comunicação com outros povos. Estas características do terreno foi uma das razões pelas quais os fenícios jamais se unificaram num grande império, ficando assim, isto é, divididos em diversas cidades e Estados.

Política

As cidades fenícias constituíam reinos independentes, onde o poder do rei era limitado por conselhos de comerciantes. As principais cidades fenícias foram Biblos , Ugarit , Sidon e Tiro .

A Economia

Os fenícios se dedicaram e obtiveram muito sucesso com o comercio marítimo e a indústria manufatureira. Os fenícios foram bons observadores, pois viam idéias de outros povos e reformulava para uma inovação assim com a facilidade no comercio conseguiam exportar os seus produtos, mas vale lembrar que os fenícios buscavam a matéria-prima em outras regiões e depois reexportavam.

Os escravos

Os fenícios compravam prisioneiros de guerras, nos paises em conflito e depois vendiam como escravos ou utilizavam (amarrados para não fugirem) como remadores em suas embarcações.

As colônias

Os fenícios fundaram diversas colônias nas ilhas e nas costas do Mediterrâneo. Dentre elas destacam-se Cádiz na Espanha e Catargo no Norte da África.

Religião Fenícia

A religião fenícia era politeísta, mas vale ressalta que de acordo com cada cidade, estado ou colônia fenícia possuía seus próprios deuses, em sua particularidade faziam suas oferendas seus rituais religiosos.

Arte Fenícia

Nas artes, os fenícios demonstraram uma grande falta de originalidade, sendo seus templos, palácio, estatua e sarcófagos são imitações de modelos estrangeiros, notadamente, lembrando que os mesmo só aprimoravam.

Alfabeto Fenício

O alfabeto fenício foi decifrado em fins do século XVIII. A escrita fenícia teve origem na própria atividade do seu povo, que necessitavam de métodos simples para registrar suas transações comerciais. A escrita fenícia ao contrario da egípcia e Mesopotâmica contribuiu para que houvesse um grande avanço na simplificação da arte de escrever . O alfabeto fenício percorreu todo o Mediterrâneo influenciando o alfabeto grego até o atual.

Grécia Antiga

Grécia Antiga

A civilização grega surgiu entre os mares Egeu, Jônico e Mediterrâneo, por volta de 2000 AC. Formou-se após a migração de tribos nômades de origem indo-européia, como, por exemplo, aqueus, jônios, eólios e dórios. As pólis (cidades-estado), forma que caracteriza a vida política dos gregos, surgiram por volta do século VIII a.C. As duas pólis mais importantes da Grécia foram: Esparta e Atenas.

Expansão do povo grego (diáspora)

Por volta dos séculos VII a.C e V a.C. acontecem várias migrações de povos gregos a vários pontos do Mar Mediterrâneo, como conseqüência do grande crescimento populacional, dos conflitos internos e da necessidade de novos territórios para a prática da agricultura. Na região da Trácia, os gregos fundam colônias, na parte sul da Península Itálica e na região da Ásia Menor (Turquia atual). Os conflitos e desentendimentos entre as colônias da Ásia Menor e o Império Persa ocasiona as famosas Guerras Médicas (492 a.C. a 448 a.C.), onde os gregos saem vitoriosos.

Esparta e Atenas envolvem-se na Guerra do Peloponeso (431 a.C. a 404 a.C.), vencida por Esparta. No ano de 359 a.C., as pólis gregas são dominadas e controladas pelos Macedônios.

Sociedade da Grécia Antiga

A economia dos gregos baseava-se no cultivo de oliveiras, trigo e vinhedos. O artesanato grego, com destaque para a cerâmica, teve grande a aceitação no Mar Mediterrâneo. As ânforas gregas transportavam vinhos, azeites e perfumes para os quatro cantos da península. Com o comércio marítimo os gregos alcançaram grande desenvolvimento, chegando até mesmo a cunhar moedas de metal. Os escravos, devedores ou prisioneiros de guerras foram utilizados como mão-de-obra na Grécia. Cada cidade-estado tinha sua própria forma político-administrativa, organização social e deuses protetores.

Cultura e religião

Foi na Grécia Antiga, na cidade de Olímpia, que surgiram os Jogos Olímpicos em homenagem aos deuses. Os gregos também desenvolveram uma rica mitologia. Até os dias de hoje a mitologia grega é referência para estudos e livros. A filosofia também atingiu um desenvolvimento surpreendente, principalmente em Atenas, no século V ( Período Clássico da Grécia). Platão e Sócrates são os filósofos mais conhecidos deste período.

A dramaturgia grega também pode ser destacada. Quase todas as cidades gregas possuíam anfiteatros, onde os atores apresentavam peças dramáticas ou comédias, usando máscaras. Poesia, a história , artes plásticas e a arquitetura foram muito importantes na cultura grega.

A religião politeísta grega era marcada por uma forte marca humanista. Os deuses possuíam características humanas e de deuses. Os heróis gregos(semi-deuses) eram os filhos de deuses com mortais. Zeus, deus dos deuses, comandava todos os demais do topo do monte Olimpo. Podemos destacar outros deuses gregos : Atena (deusa das artes), Apolo (deus do Sol), Ártemis (deusa da caça e protetora das cidades), Afrodite (deusa do amor, do sexo e da beleza corporal), Démeter (deusa das colheitas), Hermes (mensageiro dos deuses) entre outros. A mitologia grega também era muito importante na vida desta civilização, pois através dos mitos e lendas os gregos transmitiam mensagens e ensinamentos importantes.

Os gregos costumavam também consultar os deuses no oráculo de Delfos. Acreditavam que neste local sagrado, os deuses ficavam orientando sobre questões importantes da vida cotidiana e desvendando os fatos que poderiam acontecer no futuro.

Na arquitetura, os gregos ergueram palácios, templos e acrópoles de mármore no topo de montanhas. As decisões políticas, principalmente em Atenas, cidade onde surgiu a democracia grega, eram tomadas na Ágora (espaço público de debate político).

POLIS GREGA ESPARTA

Esparta foi uma das principais polis (cidades-estado) da Grécia Antiga. Situava-se geograficamente na região sudeste da Península do Peloponeso. Destacou-se no aspecto militar, pois foi fundada pelos dórios.

A cidade de Esparta foi fundada no século IX a C pelo povo dório que penetrou pela península em busca de terras férteis. Quatro aldeias da região da Lacônia uniram-se para formar a cidade de Esparta. A cidade cresceu nos séculos seguintes e o aumento populacional fez com que os espartanos buscassem a ampliação de seu território através de guerras. No final do século VIII aC, os espartanos conquistaram toda a planície da Lacônia. Nos anos seguintes, Esparta organizou a formação da Liga do Peloponeso, reunindo o poderio militar de várias polis da região, exceto a rival Argos.

O poder militar de Esparta foi extremamente importante nas Guerras Médicas (contra os persas). Uniu-se a Atenas e outras cidades para impedir a invasão do inimigo comum. O exército espartano foi fundamental na defesa terrestre (Atenas fez a defesa marítima) durante as batalhas. Após as Guerras Médicas, a luta pela hegemonia no território grego colocou Atenas e Esparta em posições contrárias. De 431 a 404, ocorreu a Guerra do Peloponeso entre Atenas e Esparta, que foi vencida pelos espartanos.

Sociedade Espartana

Em Esparta a sociedade era estamental, ou seja, dividida em camadas sociais onde havia pouca mobilidade. A sociedade estava composta da seguinte forma:

Esparcíatas: eram os cidadãos de Esparta. Filhos de mães e pais espartanos, haviam recebido a educação espartana. Esta camada social era composta por políticos, integrantes do exército e ricos proprietários de terras. Só os esparcíatas tinham direitos políticos.

Periecos: eram pequenos comerciantes e artesãos. Moravam na periferia da cidade e não possuíam direitos políticos. Não recebiam educação, porém tinham que combater no exército, quando convocados. Eram obrigados a pagar impostos.

Hilotas: levavam uma vida miserável, pois eram obrigados a trabalhar quase de graça nas terras dos esparcíatas. Não tinham direitos políticos e eram alvos de humilhações e massacres. Chegaram a organizar várias revoltas sociais em Esparta, combatidas com extrema violência pelo exército.

Educação Espartana

O princípio da educação espartana era formar bons soldados para abastecer o exército da polis. Com sete anos de idade o menino esparcíata era enviado pelos pais ao exército. Começava a vida de preparação militar com muitos exercícios físicos e treinamento. Com 30 anos ele se tornava um oficial e ganhava os direitos políticos. A menina espartana também passava por treinamento militar e muita atividade física para ficar saudável e gerar filhos fortes para o exército.


Polis Grega – ATENAS O BERÇO DA DEMOCRACIA

Por volta dos anos 500 e 400 AC, esta cidade, fundada há mais de 3.000 anos, era a mais próspera da Grécia Antiga e possuía um poderoso líder:Péricles. Nesta fase, a divisão hierárquica seguia a seguinte ordem: nobres, homens livres e uma grande quantidade de escravos que realizavam trabalhos como mercadores, carpinteiros, professores e marceneiros.

História e características sociais, políticas e econômicas.

Por ser uma cidade bem sucedida e comercial, Atenas despertou a cobiça de muitas cidades gregas. Esparta se uniu a outras cidades gregas para atacar Atenas. A Guerra do Peloponeso (431 a 404 a.C.) durou 27 anos e Esparta venceu, tomando a capital grega para si, que, a propósito, continuou riquíssima culturalmente.

Alguns dos maiores nomes do mundo viveram nesta região repleta de escritores, pensadores e escultores, entre eles estão: os autores de peças de teatro Ésquilo, Sófocles, Eurípedes e Aristófanes e também os grandes filósofos Platão e Sócrates.

Atenas destacou-se muito pela preocupação com o desenvolvimento artístico e cultural de seu povo, desenvolvendo uma civilização de forte brilho intelectual. Na arquitetura, destacam-se os lindos templos erguidos em homenagens aos deuses, principalmente a deusa Atena, protetora da cidade.

A democracia ateniense privilegiava apenas seus cidadãos (homens livres, nascidos em Atenas e maiores de idade) com o direito de participar ativamente da Assembléia e também de fazer a magistratura. No caso dos estrangeiros, estes, além de não terem os mesmos direitos, eram obrigados a pagar impostos e prestar serviços militares.

A organização social de Atenas

A população de Atenas dividia-se em três classes: cidadãos, metecos e escravos.

A cidadania era um privilégio que se adquiria pelo nascimento. Somente filhos de pai e mãe atenienses se reservava o direito de serem cidadãos. Os estrangeiros e seus descendentes, domiciliados em Atenas, formavam a classe dos metecos, excluídos, como os escravos, da vida política. Diz-se em resumo, que em Atenas, todos cidadãos tinham direitos políticos, mas nem todos habitantes eram cidadãos.

Educação Ateniense

A educação ateniense tinha como objetivo principal à formação de indivíduos completos, ou seja, com bom preparo físico, psicológico e cultural.

Por volta dos sete anos de idade, o menino ateniense era orientado por um pedagogo. Na escola, os jovens estudavam música, artes plásticas, Filosofia, etc. As atividades físicas também faziam parte da vida escolar, pois os atenienses consideravam de grande importância a manutenção da saúde corporal.

Educação das meninas

Já as meninas de Atenas não freqüentavam escolas, pois ficavam aos cuidados da mãe até o casamento.

Esparta e Atenas

Classifique em SOCIEDADE ESPARTA (E) ou SOCIEDADE ATENIENSE (A)

a-( ) As meninas eram preparadas para serem donas de casa e não freqüentavam as escolas .

b-( )Ficou conhecida como polis militar .

c-( ) As trinta anos poderia estar fazendo parte do exército .

d-( ) Para serem cidadão esparcíatras deveriam ser filhos de pai e mãe espartano.

e-( ) Eram orientados por pedagogos e poderiam fazer a magistratura .

f-( )se por ventura nascessem com qualquer “ defeito” poderiam ser descartados .

g-( )Metecos eram os estrangeiros .

h-( ) Hilotas eram os escravos , trabalhavam quase de graça .

ATIVIDADE AVALIATIVA 1 ANO

COLÉGIO ESTADUAL SÃO FRANCISCO DE ASSIS-ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

DISCIPLINA: História PROFº: José Fabrício de Oliveira

ALUNO (A): _________________________________________________________ Nº. ______ SÉRIE: TURMA: _______.

DATA: ______/______/__________ VALOR: 5,0 NOTAS: _______ 1º BIMESTRE

1-Responda (02 cada )

a-Quais são as concepções da história ?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b-Quais são as duas teorias existentes em relação a origem humana ?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c-O que são artefatos ?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

d-Que significado recebe a palavra história ?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2-Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira. (02 cada )

a-História fictícia

b-História do Conhecimento .

c-História do processo vivido

( ) O conjunto dos acontecimentos e experiências que ocorrem no dia a dia , tanto de uma pessoa quanto de um grupo , pode ser chamado de história vivida.

( ) A história e a produção do conhecimento , nesse sentido a história é uma busca do saber voltada para a compreensão da vida dos seres humanos e das sociedades ao longo dos tempos .

( ) Histórias inventadas para chamar nossa atenção , fazer-nos refletir ou simplesmente para o nosso entretenimento .

3-Escreva o século correspondente aos seguintes anos. (0,1 cada )

a-1996 ________ b-1800_______ c-2001 ________ d-1750_______e-1822 _________

4-Classifique em certo ou errado. (0,1 cada )

a) História significa testemunho no sentido daquele que vê? ( ) Certo ( ) Errado

b) Processo vivido, história do conhecimento, ficção e releitura são concepções da história. ( ) Certo ( ) Errado

c) Historiador é a pessoa que trabalha como contador de história . ( ) Certo ( ) Errado

d) Artefatos servem de fontes históricas. ( ) Certo ( ) Errado

e)Arqueologia , estuda os fosseis . ( ) Certo ( ) Errado

f)Percebemos o tempo após ter passado. ( ) Certo ( ) Errado

g) Você gostaria de ganhar um ponto ? ( ) Certo ( ) Errado

h)Para registrarmos os séculos usamos os algarismos Rulianos . ( ) Certo ( ) Errado


5-Assina (C) para alternativas corretas e (E) para alternativas erradas

a-( ) A história do processo vivido é aquela história que ocorre com o individuo .

b-( )A história tem como objetivo o estudo do homem , mas vale lembrar que ela não estuda a sua ação e nem possui necessidade de comprovar os fatos .

c-( ) Podemos perceber o tempo somente com o calendário .

e-( ) A ciência HEURÌSTICA tem como função verificar e investigar a autencidade dos fatos e fontes .

f-( ) Uma década equivale a passagem de 13 anos sendo assim 2 décadas correspondera á 26 anos .

g-( ) A experiência do tempo faz parte do nosso cotidiano , quando percebemos coisas que mudaram ou permaneceram do passado para o presente .

h-( ) O período paleolítico iniciou após o Neolítico .

i-( ) Paleolítico significa: Idade da pedra Polida .

j-( ) No período neolítico os povos eram considerados nômades .

k-( ) No período paleolítico , a sociedade se dividia da seguinte forma : Mulheres eram denominadas a realizarem serviços domésticos e colheitas de grãos e frutos .Homens com a caça e pesca .

l-( ) A paleantropologia tem como objetivo estudar os artefatos deixados na sociedade.

m-( ) Fontes históricas são cartas que não servem para analises e nem comprovação de fatos .

n-( )Os séculos são contados de 100 em 100 anos , por isso quando dizemos 2 séculos nós temos 40 anos passados .

o-( ) Neolítico foi o segundo período após o paleolítico , período qual houve novas inovações e formas de convivência social .







6-Assinale a alternativa correta

A-Sobre a origem da vida humana

temos em destaque duas teorias que são :

a-( ) Criacionista e erotitulista

b-( ) Criacionista e Evolucionista

c-( ) Evolucionista e Econimista

d-( ) N.d.a

B-O período que designa

Pré-história corresponde:

a-( ) período anterior a escrita

b-( ) Período após a escrita

c-( ) Período de latência

d-( ) N.d.a


7-Localize no diagrama abaixo 6 palavras que relacione com o conteúdo abordado nesse primeiro bimestre ( obs.para cada duas palavras 0,1 ponto)

A

H

O

M

I

N

I

D

E

O

W

R

D

H

A

B

L

I

D

A

D

E

S

H

G

E

A

S

D

F

R

P

A

Z

Z

X

O

H

U

T

R

E

H

O

M

O

Q

O

P

M

J

S

Q

W

C

H

A

R

L

E

S

Q

T

B

C

A

Q

T

D

A

R

W

I

N

Z

P

L

W

E

V

O

L

U

C

I

O

N

I

S

T

A

A

N

M

P

I

D

A

Z

A

D

E

I

W

I

N

T

E

L

I

G

E

N

C

I

A

Q

Q

H

O

M

E

M

F

R

E

T

O

A

O

B

E

V

O

L

U

Ç

Ã

O

G

R

D

I

C

R

I

A

C

I

O

N

I

S

T

A

A


























A alegria evita mil males e prolonga a vida.

(William Shakespeare)

Boa sorte!